11 janeiro 2018

O recomeço

E aí pessoal? Como vocês estão?
Eu reparei que o blog não tinha muitos textos autorais, fora as minhas resenhas e os outros tipos de post, então eu decidi escrever um pouco hoje, baseando-me em acontecimentos recentes da minha vida, à respeito de uma questão muito importante, que é o recomeço.
É sempre muito importante permitir-se recomeçar. Tudo tem um começo, um meio e um fim. É ruim aceitar que as coisas acabam, é muito, mas muito difícil mesmo deixar algo no passado, especialmente aquilo que teve um longo e importante significado para nós. Dói perder, seja algo ou seja alguém. Porque aquilo que nos faz tão bem, não deveria ir embora, não deveria ser esquecido. Mas se tem uma coisa que precisamos perceber é aquilo que de fato precisa ficar no presente e diferenciar daquilo que já está mais que na hora de ficar no passado porque às vezes nós queremos tanto uma coisa ou uma pessoa, nos apegamos tanto que não conseguimos perceber o quanto isso faz mal pra gente. Conosco, ao nosso lado, devemos ter lembranças de coisas boas e momentos bons, precisamos também de boas pessoas junto com a gente.
Nunca vai ser completamente fácil deixar algo no passado, principalmente o que somos profundamente envolvidos, é claro que nada nem ninguém é eterno, e daquilo que nos fez tão bem um dia mas que talvez hoje em dia não mais, nós devemos carregar na memória as boas lembranças, permitindo-se entender que foi bom enquanto durou, porém, infelizmente nada dura para sempre e é preciso aceitar, mesmo doendo. Temos que nos dar a oportunidade de um recomeço, uma nova alegria, porque se deixarmos que a dor daquilo que se foi nos consuma, nunca poderemos achar o conforto de uma oportunidade de se sentir bem novamente.
Seja uma pessoa que foi embora da sua vida por vontade própria, um ente querido que faleceu, algo que você teve de interromper porque não consegue mais fazer ou depende de uma pessoa que simplesmente não quer mais ou não pode mais. Encontre algo novo para fazer, distraia a sua mente com novas coisas, conheça pessoas novas, respire novos ares, faça o possível para encontrar o conforto que precisa em si mesmo. Apegue-se somente às boas lembranças do que ou de quem já se foi, permita-se chorar mas entenda que não vai ser para sempre a solução de tudo; permita que doa mas não deixe que a dor lhe consuma; xingue, grite, extravase, liberte-se daquilo que lhe traz dor, esqueça aquilo que te esqueceu e dê uma nova chance à vida, ao seu coração, à felicidade. A vida não é constituída apenas de momentos ruins, mas é com eles que aprendemos as lições que nos ajudam a crescer.
Se sentir vontade, faça de novo aquilo que lhe faz bem. Não guarde para sempre os sentimentos ruins com você, não finja alegrias, ninguém consegue estar bem o tempo todo. Diga o que tiver vontade de dizer, seja pra quem for. E nunca se esqueça de que para ser feliz é realmente preciso de muito pouco. Dê a si mesmo a oportunidade de recomeçar, feche um ciclo, se liberte das mágoas e inicie outro. Você é mesmo muito, muito especial, para não dar a si uma segunda chance. Perdoe o que puder ser perdoado, esqueça aquilo que é tóxico para você e entenda sempre que não é de pessoas ou coisas tóxicas que você precisa.
Está tudo bem sentir saudades, está tudo bem desejar que as coisas voltem a ser da forma como eram antes, mas o que precisamos de verdade é entender que o passado serve para isso, para sentir falta, para aprender e refletir, mas não podemos viver dele, é o presente que vai nos guiar e cabe a você decidir o que fazer dele. Faça tudo que tiver vontade, permita-se e liberte-se, corra atrás da sua felicidade a qualquer custo. Faça o possível para ser forte, mas tenha a consciência de que ninguém consegue ser assim o tempo todo. Tenha em mente que algumas pessoas não vão se importar com você da mesma forma que se importa com elas, então, se isso não puder ser resolvido de uma boa forma, escute seu coração e somente fique com aquilo que é saudável para você. Dê um tempo, deixe que as coisas se acertem, mas se não for necessário, entenda que simplesmente não era para ser.
Fique com tudo que lhe deixa bem, deixe o resto no passado e acima de tudo ame-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário